5.8.15

Os nativos digitais: a geração Z

A população de 0 a 18 anos de idade nasceu sem conhecer o mundo off-line.
Eles cresceram num mundo on-line, onde predomina a internet, novas tecnologias, computadores cada vez mais avançados, videogames, novos celulares e tablets, em suma, um boom digital do século XXI.

Segundo o IBGE, eles correspondem a cerca de 29% da população brasileira (mais de 59 milhões de pessoas) e são conhecidos como a Geração Z!



Por terem nascido na Era Digital, as novas mídias, a internet e  as tecnologias fazem parte do cotidiano de crianças e jovens 
da Geração Z.
Eles conhecem as inúmeras características dos equipamentos eletrônicos, estão sempre conectados à internet e têm o celular como o objeto que melhor os representa.



Pelos celulares, os jovens acessam à internet, fazem postagens nas redes sociais, se relacionam com outras pessoas, se divertem, escutam suas músicas, tiram fotos, estudam e etc.

A força do celular no dia a dia das crianças e dos jovens é comprovada pelos números crescentes. Em 2013, o número de jovens que acessavam a internet pelo celular atingia 53%; Em 2014, o percentual é de 82%.

Por isso, especialistas e educadores defendem que o uso da internet e das tecnologias de informação pelos jovens devem receber atenção e orientação, pois há muito riscos na internet, como o ciberbullying, conteúdos inadequados, divulgação de informações de cunho pessoal/privado etc.

Os jovens com faixa etária entre 16 a 20 anos estão chegando ao mercado de trabalho e inúmeras pesquisas tentam compreender seus objetivos profissionais e seu comportamento. De modo geral, eles valorizam a possibilidade de crescimento na carreira, mais do que altos salários; não gostam de um ambiente monótono e não enxergam com clareza a hierarquia no trabalho.


No Google: sala de jogos com poltrona e rede.

As empresas também tentam identificar os padrões de consumo da nova geração. Ela quer pagar menos e ter acesso a mais conteúdos digitais para download, como músicas, filmes e livros; valoriza marcas que possuem compromisso social e com o meio ambiente, o que é um ponto positivo, pois obriga as empresas a repensarem sua função na sociedade. 

Desafios da Geração Z

Apesar de terem nascidos conectados ao Mundo pela internet, várias pesquisas revelam que a Geração Z tem inúmeros desafios pela frente.


A Geração Z é brilhante, sem dúvida, mas está longe de ser perfeita. Ela precisa de orientação da família e da escola.

O distanciamento da família e de antigos valores pode contribuir para o aumento da violência na internet e na sociedade e isso não ajudará essas pessoas a evitarem caminhos perigosos, como o uso de drogas e o consumo de bebidas alcoólicas.


Além disso, muitos jovens estão crescendo preguiçosos, não querem se dedicar aos estudos, pensam mais em lazer do que em trabalho, não reconhecem mais a figura de autoridade nem na família e nem na escola e sua maior preocupação é em acessar a internet,  as redes sociais, desfrutar das novas tecnologias e se divertir com amigos virtuais.

Estamos vivendo numa época em que, com o advento da internet, está proliferando manifestações de ódio, preconceito racial, homofobia e intolerância religiosa.
Por isso, a Geração Z, a qual já está convivendo com esses problemas e desafios precisa de orientação e formação, necessita de aprendizado, atenção da família e da escola.

Caso contrário, teremos jovens sem valores, com pouca responsabilidade e sem formação adequada que lhes possibilite tomar as melhores decisões frente às situações problemas. Assim eles não serão facilmente seduzidos pelos descaminhos da vida, seja virtual ou real. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário.