3.8.15

Retomando com o pé direito: A Mesopotâmia

Durante o recesso recebi uma mensagem da aluna Anna Luíza. Ela me enviou um imagem com um mapa da Antiga Mesopotâmia, que ela encontrara nas páginas do livro didático de Matemática.

Como havíamos estudado a Mesopotâmia no 2º bimestre, ela ficou surpresa por ter encontrado uma referência sobre um assunto de História no livro de Matemática.

Pedi a Anna Luíza que aproveitasse o achado para relembrar a matéria e fazer um pequeno relato. Olhem o que ela escreveu.

A Mesopotâmia

A Mesopotâmia é "uma extensa planície entre os rios Tigre e Eufrates" (pág 70).
A palavra  vem do grego e significa "terra entre rios ".



Foi nessa região que surgiu, por volta do ano 4000 a. C., a Escrita. Os mesopotâmicos inventaram a " Escrita Cuneiforme", que era gravada em tabuinhas feitas de argila. 
Eles também desenvolveram cálculos para registrar os impostos cobrados das pessoas. 

Os principais povos da Antiguidade que habitaram a região da Mesopotâmia foram: os babilônios, os assírios, os sumérios, os caldeus e os acádios. 

Antigamente, as pessoas que viviam lá faziam diques, barragens e canais de irrigação ao longo dos rios, para aproveitar as chuvas e levar a água absorvida para os campos onde cultivavam alimentos. 

Como a Mesopotâmia era uma região fértil, isso facilitava a fixação de populações, por isso os reis controlavam a população, cobrando impostos e administrando as obras públicas. 

Mesopotâmia também é conhecida como "O berço da civilização", pois lá surgiram os primeiros reinos e cidades.

Por tudo isso, seja no livro de Matemática ou no livro de História, a Mesopotâmia sempre terá espaço, pois deixou um grande legado para a Humanidade!

Anna Luíza Paixão Vieira
Aluna do 6º ano do Ensino Fundamental



Nota do Professor:

Parabéns, Anna Luiza, é muito bom ver alunas dedicadas pesquisando, produzindo e refletindo sobre a História. Continue assim!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário.