14.7.15

Onda de preconceito mantém o racismo vivo na sociedade brasileira

Nos últimos meses a imprensa noticiou inúmeros casos de discriminação contra pessoas de origem afro-brasileira.


Em muitos deles, as injúrias raciais ocorreram através das redes sociais e são investigadas pela polícia, tendo em vista que a prática do racismo é crime.

Infelizmente, os casos que recebem notoriedade, geralmente envolvem pessoas conhecidas, como artistas e apresentadores de TV, e devem ser apenas a ponta do iceberg. No dia a dia das pessoas comuns é provável que o preconceito seja uma realidade e uma faceta cruel de nossa sociedade.   

O racismo é, de forma geral, uma ideia equivocada que pressupõe a superioridade dos povos brancos e atribui a outras etnias, principalmente aos negros, uma condição de inferioridade por conta da cor da pele. Contudo, a Ciência desconstruiu esse mito e esclarece que a cor da pele não determina se uma pessoa é melhor ou pior do que outra.



Além disso, a História nos ensina que o povo brasileiro tem como principal característica  a miscigenação, isto é, o cruzamento de diferentes etnias - índios, europeus, africanos e asiáticos. Como resultado de tamanha mestiçagem, hoje temos mais de 30% da população que é de origem afrodescendente.
Por isso, nada justifica a intolerância e o preconceito étnico-racial, senão a ignorância e a falta de educação de certos elementos.

Confira os casos recentes de racismo no Brasil:

Julho de 2015.



Junho de 2015.

Os exemplos acima soam como alerta vermelho. Devemos parar e refletir sobre a sociedade que estamos vivendo, onde a intolerância e falta de respeito à diversidade étnica e cultural estão proliferando.

Se queremos uma democracia e uma sociedade mais justa, de fato, teremos que repensar as relações interétnicas urgentemente. 
E, além das medidas legais punitivas, só há uma maneira eficaz de combater este mal - Educação! 

A luta contra o preconceito é de todos nós. Comece agora a se conscientizar e ajude o próximo a tomar consciência também.


Na onda do racismo e da discriminação
Não tem a união e não vê a solução da questão
Que por incrível que pareça está em nossas mãos 

DE OLHO NO ENEM - 2017 (QUESTÃO SOBRE DIVERSIDADE)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário.