23.7.14

O legado da Copa

A última enquete que realizamos aqui no Blog questionou o seguinte: "Você acredita que a Copa do Mundo deixará um legado positivo para o povo brasileiro?"



Ela tinha duas opções de respostas que receberam a seguinte votação:

"Sim, as obras realizadas irão melhorar a mobilidade urbana e a qualidade de vida dos cidadãos". Essa opção não recebeu nenhum voto.

"Não, o dinheiro investido na Copa deveria ter sido destinado a áreas prioritárias, como saúde, educação, segurança e saneamento". 
Já essa ficou com 100% dos votos.

O resultado da enquete demonstra uma certa insatisfação do público e a descrença no discurso de que a Copa deixaria algo positivo para o povo.

A Copa 2014 acabou, a Seleção Brasileira deu vexame na semifinal, sofrendo uma goleada implacável para o bem organizado time da Alemanha.
Futebolisticamente, o Brasil poderá aprender bastante com essa derrota, fazer uma profunda avaliação sobre  a estrutura e o planejamento do Futebol para voltar mais forte no futuro.

Mas não iremos discutir isso aqui, queremos apenas refletir sobre o legado da Copa do Mundo para o Brasil e para o povo brasileiro.

Organizar um megaevento, como uma Copa do Mundo, não é tarefa simples e nada barato. Já sabemos que o país investiu cerca de 25 bilhões de reais (Veja mais sobre os custos da Copa clicando aqui) para atender às exigências da FIFA e receber o Torneio Mundial.

Muito foi prometido pelas autoridades e membros dos comitês da Copa e da FIFA que as milionárias obras executadas para a Copa do Mundo seriam um grande legado para o Brasil, contribuindo para melhorar a qualidade de vida da população.

Em meio a protestos populares e manifestações contrárias aos gastos, o evento ocorreu bem, apresentou pequenas falhas na infraestrutura e na segurança, mas nada que comprometesse o espetáculo como um todo.

Contudo, uma boa parte do que fora prometido não foi entregue, como por exemplo as obras de mobilidade urbana (expansão de vias e das linhas de metrô), o que só deve acontecer bem depois do fim do Mundial. 
Obras no aeroporto em Belo Horizonte (MG).
Apesar dos atrasos, o Brasil mostrou ao Mundo que pode organizar um megaevento, mas ao longo desse processo apresentou algumas fraquezas com as quais já estamos familiarizados: falta de planejamento, mau uso de recursos públicos e denúncias de corrupção estão entre as principais delas.

Enfim, a Copa causou uma boa impressão na mídia internacional. O Brasil deverá explorar esta super exposição para atrair mais turistas e ter um incremento em sua economia.
As cidades-sedes foram as que sofreram impacto direto do efeito Copa. Elas passaram por uma modernização, bastante conservadora é verdade, tendo em vista que em alguns casos foram executadas desapropriações para substituir os cinturões de pobreza como forma de maquiar os espaços urbanos. 
Manifesto contra desapropriações em Fortaleza (CE).


A Copa custou muito caro, o povo não a queria e nem foi convidado para participar dela,. Sendo assim, espera-se que a conta não recaía sobre o seu bolso com o aumento dos impostos e da inflação.
A festa não foi democrática, por que o custo dela tem que ser?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário.