20.9.12

Comer ou não comer? Eis a questão!


Você conhece o símbolo acima? Já notou que ele está presente nas embalagens de diversos alimentos e de ração para animais domésticos?
Você sabe o que esse símbolo representa?

Ele indica que o produto da embalagem contém organismos que foram alterados geneticamente (OGMs), isto é, quando eles recebem genes de outros organismos para determinado fim. Por exemplo, quando sementes de alimentos recebem em laboratórios genes (material genético) de  bactérias, vírus ou fungos para se tornarem mais resistentes ás pragas e às alterações climáticas.

Por que tal modificação genética é feita? Segundo os defensores da alteração genética dos alimentos a ação resulta no fortalecimento dos organismos aos fungos e bactérias, e o seu cultivo exige menos o uso dos agrotóxicos. Outros benefícios também são agregados aos vegetais transgênicos, tais como o aumento de seu valor nutricional e de sua resistência ao tempo para estocagem. Eles também argumentam que a produção de transgênico é mais barata e pode ser a solução para acabar com a fome no mundo.

No site Canal Kids há uma explicação sobre o Alimentos Transgênicos, voltada para o público infantojuvenil. De forma acrítica e bastante parcial, o site classifica os alimentos geneticamente modificados como superalimentos, sendo mais saudáveis, fortes e menos gordurosos porque foram criados pela Ciência. (http://www.canalkids.com.br/cultura/ciencias/biologia/transgenicos.htm).
A publicação também conta com uma ilustração de vegetais fantasiados com roupas de conhecidos super-heróis de filmes, desenhos e games associando, desse modo, o poder do herói ao consumo de alimento transgênico.

Será que os alimentos transgênicos são tão benéficos assim? Em minha graduação, pelos idos de 2003-4, sempre escutei de um sábio e saudoso professor que os transgênicos representavam um risco para a saúde humana. Passados quase dez anos as incertezas sobre a segurança dos alimentos transgênicos para a saúde humana permanecem vivas na comunidade científica.
Não é incomum encontrarmos notícias em jornais e sites informando que pesquisas com alimentos transgênicos não tem obtido bons resultados.
Uma notícia  publicada na página de Ciência do portal Uol informa que um estudo estrangeiro demonstrou que ratos alimentados com milho geneticamente modificado morrem mais rápido que os demais. Eles também tem maior propensão de sofrerem com o câncer.  (http://noticias.uol.com.br/ciencia/ultimas-noticias/redacao/2012/09/19/transgenicos-matam-mais-cedo-e-causam-ate-tres-vezes-mais-cancer-em-ratos-diz-estudo.htm)

O resultado do estudo é extremamente preocupante e corrobora as restrições defendidas por parte da Comunidade científica com relação à produção e à comercialização de alimentos transgênicos.
No site do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor há um alerta para os riscos decorrentes dos alimentos transgênicos, tanto para os humanos quanto para o Meio Ambiente. Uma vez que a alteração genética dos organismos pode causar implicações na saúde,  provocando o surgimento de novas doenças, e prejudicar o meio ambiente, pois os insetos e ervas-daninhas, parasitas naturais das plantações, também desenvolverão resistência aos transgênicos, ao longo do tempo, e exigirão o uso de produtos agroquímicos para controlar sua atuação sobre a agricultura. Todos sabem o quanto isso é prejudicial para o solo e para os cursos d'água.  

Apesar dos riscos e das incertezas que envolvem a alteração genética dos alimentos, tornou-se comum encontrar alimentos nas prateleiras dos supermercados que possuem ingredientes transgênicos. Salgadinhos (Fandangos e Doritos, por exemplo, que são tão apreciados pelas crianças), óleo de soja e outros produtos à base de cereais.
Aquele rótulo que mostramos acima, no início do texto, vem estampado na embalagem dos produtos. As empresas são obrigadas a informarem ao consumidor se há presença de ingredientes transgênicos em seus produtos, de acordo com legislação específica(Decreto nº 4.680/2003). Algumas empresas sonegaram o direito de informar ao consumidor que seus produtos possuem ingredientes geneticamente modificados, mas devido às denúncias de ONGs e a apuração do Ministério Público federal, a rotulagem começou a ser realizada corretamente.

O uso de ingredientes transgênicos beneficia, certamente, os laboratórios de pesquisa e engenharia genética, as empresas de produtos agrotóxicos e o agronegócio de maneira geral. Esta grande indústria exerce forte pressão política sobre os parlamentares, para que esses adotem legislações mais flexíveis à livre produção e comercialização dos transgênicos. Alguns deputados e senadores trabalham para atender aos interesses das grandes empresas, dos produtores rurais e dos laboratórios de produtos agroquímicos e, portanto, pouco se importam com o bem estar da população, pela qual deveriam zelar.
Para esses setores da sociedade, que se beneficiam diretamente dos transgênicos, os resultados negativos das pesquisas, como o da mencionada nesse texto, não tem grande valor. O que é de fato relevante, para eles, é a eliminação das barreiras comerciais dos produtos transgênicos. Mesmo que isso custe a saúde das pessoas e a integridade ambiental, o negócio não pode parar. 



Qual é a sua opinião acerca dos produtos transgênicos? Eles devem ser comercializados livremente, sem restrições? Os transgênicos podem acabar com a fome no Mundo? Ou você prefere comer alimentos naturais, sem alterações genéticas e com o mínimo possível de agrotóxicos?
Vamos fazer uma enquete para descobrir sua opinião a respeito do tema!

Fique a vontade para discordar, concordar ou complementar o post, deixando seu comentário. Sua opinião é importante para nós. 

Ativistas do GreenPeace em ação:


14 comentários:

  1. Jéssica Carminate26 setembro, 2012 13:48

    Minha opinião a respeito do uso de produtos transgênicos, é uma opinião neutra, ou seja, não sou contra nem a favor.isso porque produtos como os mencionados são mais "práticos", seja assim podendo ser mais abundante, rápido, podendo ser mais acessível para a maior parte da população do planeta... já alimentos orgânicos, são mais demorados, menos resistentes, e com um preço muito mais elevado, não sendo de condição para consumo de todos. Porém, trata-se de algo perigoso, com alto risco a saúde, por esse motivo há diversos tipos de manifestação contra tal processo "evolutivo".
    muitos ambientalistas, médicos etc., temem contra o uso, mas é necessário observar o crescimento da população e a crescente escassez de alimentos.
    PS.: marquei a enquete!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jéssica,

      Penso que há diversas estratégias de baratearmos o preço dos alimentos orgânicos, que são comprovadamente os mais saudáveis. Uma delas seria o estímulo governamental à agricultura familiar, com investimentos, projeto, metas e um trabalho sério e comprometido.
      A escassez de alimento é tema controverso, pois temos muitas terras ociosas ou sendo aproveitadas para a produção de gêneros agrícolas, destinados a outros setores, como por exemplo o energético, o qual tem devorado milhares de hectares de lavoura de cana de açúcar.

      Enfim, talvez a agricultura familiar e uma reforma agrária, aliada à conscientização da população sobre alimentos saudáveis, ajude a aumentar o consumo dos produtos orgânicos, fazendo seus preços caírem.

      Excluir
  2. Ravan Paulo Ferreira Augusto26 setembro, 2012 14:14

    São poucas as pessoas que sabem que somente os alimentos transgênicos são capaz de acabar com a fome no mundo, apenas eles devem ser produzido em locais apropriados , onde alterem o minimo possivel a cadeia alimentar, e tenha um nivel avançado de efeitos e causas, as informações sobre esses alimentos precisam vim de forma mais clara, é bom lembrar a todos q as vacinas q tomamos desde criança é transgeniase.
    Pontos positivos

    - Aumento da produção
    - Maior resistência à pragas (vírus, fungos, bactérias e insetos)
    - Resistência aos agrotóxicos
    - Aumento do conteúdo nutricional
    - Maior durabilidade e tempo de estocagem

    Pontos negativos

    - A seleção natural tende a ser maior nas plantas que não são transgênicas.
    - Eliminação de populações naturais de insetos, animais e outras espécies de plantas.
    - Aumento de reações alérgicas em determinadas pessoas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ravan,

      Sobre a vacina em humanos, cabe lembrar que os estudos de tal técnica começaram lá no século XIX, e foram constantemente aperfeiçoados ao longo do tempo. Além disso, as vacinas que tomamos não causam impacto ambiental.

      A modificação genética de alimentos alterará todo o curso da natureza, as plantas, os insetos, pássaros etc. Enfim, isso trará consequências para todo o ecossistema.
      As pesquisas sobre as consequências do consumo de alimentos transgênicos tem apontado resultados contraditórios, e alguns alarmantes. Esse assunto é recente, começou a ser pesquisado na década final do século XX.
      Portanto, todo cuidado é pouco não acha?

      Excluir
  3. Igor Gama da Silva28 setembro, 2012 20:22

    Alimentos trangenicos ,como criar um alimento ? como avançar seu processo ? usar a ciencia pra tudo, essa é sempre a unica soluçao para nós seres humanos , que cada vez mais agridi a natureza tao poderosa . O alimento mais acessível , mais pratico , "argumentam que a produção de transgênico é mais barata e pode ser a solução para acabar com a fome no mundo", o problema nao é como acabar com a fome no mundo o problema é outro é o da sociedade cada vez individualista em seus principios sempre tirando do outro pra ter o que precisa e o que nao precisa , criar alimentos mais baratos afinal pobre come qualquer porcaria que colaca na boca nao é mesmo ? .

    "Será que os alimentos transgênicos são tão benéficos assim? Em minha graduação, pelos idos de 2003-4, sempre escutei de um sábio e saudoso professor que os transgênicos representavam um risco para a saúde humana"

    É um risco pra saúde humana .

    ResponderExcluir
  4. Bom Rodolfo, esta certo que esses alimentos transgênicos se tornam mais agradáveis ou ate mesmo mais saborosos, mais há uma coisa que me deixa na duvida, esses alimentos não são testados, não se sabem se depois de alguns anos esse método pode gerar problemas no corpo humano ou ate morte, pois por isso eu ainda fico com os alimentos naturais. Valeu!

    ResponderExcluir
  5. Particularmente, acredito na ciência e não consigo imaginar como seria nossos dias hoje sem as suas conseqüências. Por outro lado, é muito cedo para saber se os alimentos transgênicos trarão mais benefícios que prejuízos para a humanidade. Minha opinião é que se realize todos os testes possíveis, com simulações em computador sobre sua ação no material genético, para que no futuro não tenhamos surpresas desagradáveis.

    ResponderExcluir
  6. Maria Clara Meleep
    Os alimentos transgênicos são geneticamente modificados com o objetivo de melhorar a qualidade e aumentar a produção e a resistência às pragas, visando o lucro.
    O DNA desses alimentos é modificado.
    Os pontos positivos dos alimentos transgênicos é o aumento da produção de alimentos,melhoria do conteúdo nutricional,desenvolvimento de nutricênios(alimentos que teriam fins terapêuticos), maior resistência a durabilidade na estocagem e armazenamento.
    Já os pontos negativos dos alimentos transgênicos é o aumento das reações alérgicas,aumento da resistência aos pesticidas e gerando maior consumo deste tipo de produto,s plantas que não sofreram modificação genética podem ser eliminadas pelo processo de seleção natural, pois, as transgênicas possuem maior resistência às pragas e pesticidas e apesar de eliminar pragas prejudiciais à plantação, o cultivo de plantas transgênicas pode, também, matar populações benéficas como abelhas, minhocas e outros animais e espécies de plantas.

    Não sou nem contra, e nem a favor de alimentos transgênicos,já que conta com fins positivos como o lucro,aumento de produção,melhoria do conteudo nutricional,mas já pelo ponto negativo é que causa reações alérgicas,aumento da resistência aos pesticidas,etc ...

    ResponderExcluir
  7. na minha opinião os alimentos transgênicos tem o lado positivo e negativo. Mas eu fico contra esses alimentos pois pode prejudicar a saúde e a natureza e isso pra mim são as coisas mais importantes.

    ResponderExcluir
  8. Todo mundo está "mandando" bem nos comentários. Continuem assim!

    ResponderExcluir
  9. É verdade! Alimentos transgênicos são causadores de muita polêmica. Particularmente, acredito na ciência e não consigo imaginar como seria nossos dias hoje sem as suas conseqüências. Por outro lado, é muito cedo para saber se os alimentos transgênicos trarão mais benefícios que prejuízos para a humanidade. Minha opinião é que se realize todos os testes possíveis, com simulações em computador sobre sua ação no material genético, para que no futuro não tenhamos surpresas desagradáveis.

    By:Hitalo Neves

    ResponderExcluir
  10. Natália Coimbra Vargas.
    Se quem produz os alimentos transgênicos fala que é pra melhorar a qualidade dos alimentos,eu não concordo.Simplesmente porque esse alimentos fazem muito mal a saúde.Tendo várias causas de doenças.Esse alimentos na minha opinião não tinham nem que ser vendidos,acho um absurdo.Sou a favor de alimentos organicos e naturais.

    Trabalho da Constituição.

    Constituição (também chamada de lei fundamental, lei suprema, lei das leis, lei maior ou magna carta) é um conjunto de normas de governo, que pode ser ou não codificada como um documento escrito, que enumera e limita os poderes e funções de uma entidade política. Essas regras formam, ou seja, constituem, o que a entidade é. No caso dos países (denominação coloquial de Estado soberano) e das regiões autônomas dos países, o termo refere-se especificamente a uma Constituição que define a política fundamental, princípios políticos, e estabelece a estrutura, procedimentos, poderes e direitos, de um governo. Ao limitar o alcance do próprio governo, a maioria das constituições garantem certos direitos para as pessoas. O termo Constituição pode ser aplicado a qualquer sistema global de leis que definem o funcionamento de um governo, incluindo várias constituições históricas não-codificadas que existiam antes do desenvolvimento de modernas constituições.

    ResponderExcluir

Obrigado pelo comentário.