22.5.12

O que se vê em um ponto turístico de Leopoldina...

Para chegar a um dos locais mais belos e visitados de Leopoldina, o alto da Chácara Dona Euzébia, é necessário ultrapassar diversos obstáculos, como por exemplo, os buracos do trajeto...



Vencido os buracos, você chega ao topo, onde, como recompensa, é possível respirar ar puro, ouvir o canto dos canários e o gorjear das exuberantes maritacas verdes.

A caminhada torna-se ainda mais agradável e relaxante pela contemplação da vista de grande parte da cidade,


 ... ou das montanhas que circundam nossa região.


Os visitantes não se cansam de exaltar Rá, para os egípcios, Apolo para os helenos, Tupã para os índios ou Sol, segundo os astrônomos. Nesse lugar cada por do sol é único, peculiar...

O crepúsculo forma uma aquarela inigualável e anuncia a chegada da noite, quando o astro rei cede espaço para a Lua e as estrelas. Observar o horizonte e vivenciar essa atmosfera é uma terapia natural.

Mas não se engane, toda a beleza proporcionada pelo local convive, forçosamente, com uma das piores ações humanas, a degradação, o descaso e a irresponsabilidade para com o Meio Ambiente.
Ao longo do percurso até o topo é comum encontrar toda sorte de lixo.


Embalagens de cigarro...



Garrafas pet, plásticos, embalagens de biscoitos, balas, chocolates. (Atenção, leitor (a), apesar dos indícios, você não está em um setor de guloseimas do supermercado e também não está em um lixão, a descrição e imagem são de uma via/local pública...)



Litro de álcool, que pode facilmente causar um incêndio, devastar o pasto, destruir os arbustos onde os pássaros constroem os seus ninhos.


Óleo de veículos, material inflamável e também poluente.

Não estamos na Palestina, a terra Santa onde brota leite e mel, mas aqui, ao pé dos arbustos, encontramos moedas e um altar para rituais religiosos.

Em um breve passeio, munido de celular com câmera fotográfica, registramos um pouco da beleza do lugar e também a triste realidade da destruição do Meio Ambiente por nós, seres humanos.

Quem joga todo esse lixo no local? Onde está a consciência e a educação das pessoas?
O local é próximo a uma universidade, e cercado por outras escolas, instituições de ensino que formam cidadãos, para preencherem os quadros profissional e humano da cidade e da região. Por que o local, cuja beleza natural encanta os olhos, tem sido tão ofendido pela falta de educação das pessoas?

Por que os adultos e as crianças que passeiam diariamente por lá, não podem recolher o lixo que lá produzem e trazê-lo para suas casas, ou depositá-lo em uma lixeira? Por que é necessário poluir tanto um ambiente que está a disposição de todos

Que futuro teremos se continuarmos destruindo, desmatando, queimando e poluindo tudo o que está ao nosso redor? Que cidadãos nós temos e queremos formar para vida e para a paz? Que sociedade estamos construindo

A obrigação de zelar pelo local é de todos nós, que o frequentamos, que fotografamos e que levamos materiais e objetos que não podem ser descartados nas ruas ou no meio do mato. Lixo é para ser jogado no lixo, não indiscriminadamente nos espaços públicos. 


Só vamos tornar o Mundo melhor, quando começarmos a mudar nossas próprias atitudes. Pense nisto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário.