27.11.16

Estudo sobre imagens: forma

Na disciplina de Cultura e uso de mídias estamos estudando os elementos que constituem a imagem. Depois de entendermos o traço, chegou a vez de analisar as formas.

Como vimos, as formas possuem certos significados. O quadrado simboliza o racionalismo, é científico e militar; o triângulo representa o equilíbrio, sua base demonstra a solidez, entretanto, se for girado 180º fica com a ponta para baixo e se torna instável. Já o círculo é a forma perfeita, causando a sensação de tranquilidade. Será por isso que ele foi escolhido para ficar sobre as cabeças dos homens santos? Imagine como ficaria a imagem de Cristo com um quadrado ou um triângulo sobre a cabeça? Estranho, não?!


Além dessas reflexões, analisamos o conceito de razão áurea, que nos remete aos matemáticos gregos da Antiguidade e aos estudos do Padre italiano Pacioli na passagem do Medievo para a Idade Moderna. Pacioli publicou sua obra no século XV, que serviu de inspiração para artistas e arquitetos do Renascimento, os quais aplicaram em seus trabalhos a razão 1,62:1. 
Segundo Pacioli, essa fórmula estava presente na natureza e no corpo humano, por isso ficou conhecido como a divina proporção.

Confira o pessoal da turma 2001 em ação:




2 comentários:

  1. Que trabalho maravilhoso Rudolfo! Parabéns meu querido amigo. Estou com saudades de nossas trocas sobre Neiva e Lobato. Abraços, Ofélia Ferraz

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ofélia,

      Obrigado por suas palavras. Também estou com saudades de nossas conversas sobre as relações estabelecidas entre Neiva, esse grande médico e sanitarista baiano, e um dos maiores escritores e intelectuais de nosso país, M. Lobato.

      Nos veremos amanhã, no Fórum Discente da Universidade, acho que estamos na mesma mesa temática.

      Um forte abraço.

      Excluir

Obrigado pelo comentário.