18.11.11

Imagens do acidente ambiental em Campos (RJ)

Desde o dia 08 de novembro, provavelmente, um grande vazamento de petróleo cobriu o mar da bacia de Campos (RJ).

O acidente ocorreu na plataforma da empresa multinacional Chevron. 

Observe na imagem abaixo o mapeamento da mancha de petróleo:





Abordamos este tema, inclusive através de exemplos que ocorreram no passado aqui no Brasil, Golfo do México, etc, na aula de quinta-feira com os alunos da turma 802 do CIEP 280. No slide da postagem anterior há mais detalhes sobre o assunto.
Infelizmente nosso meio ambiente, a natureza e os seres vivos que dela dependem, continuam sendo agredidos pela ação do ser Humano, por sua ganância, exploração indiscriminada de recursos naturais para obter lucro e poder.

Não podemos permitir que tais acidentes continuem ocorrendo por falta de investimentos em tecnologia e segurança por parte das empresas que exploram os recursos naturais, sem se preocuparem com a preservação do meio ambiente que elas degradam e agridem em nome do capitalismo. A legislação ambiental brasileira precisa punir e certificar-se, rigorosamente, que tais empresas explorem adequadamente os recursos naturais e garantam a qualidade ambiental em seu entorno.

Sem dúvida petróleo é muito importante, ele é uma das principais fontes de energia para nossos veículos, gera milhões de emprego e renda pelo mundo, mas sua exploração deve ser feita de maneira responsável e cuidadosa para que acidentes como este, sejam evitados. Parece que ainda não aprendemos com os fatos e os inúmeros exemplos que ocorreram no passado, pois estes mesmos eventos continuam se repetindo.

Até quando continuaremos com essa destruição?

Manifestantes do Greenpeace fizeram protesto ontem (18/11/11) na frente da Chevron, empresa norte-americana.

Cidadão com ética cuida do Meio Ambiente

Mudanças de paradigmas ambientais são primordiais para garantirmos a existência de recursos naturais para as gerações futuras. Não podemos continuar usando e abusando dos recursos naturais - solo, água, minerais, etc - e pensar que eles são inesgotáveis, pois os estudos científicos prevêem a escassez das fontes naturais essenciais à vida humana, em alguns anos.

Portanto, devemos mudar nosso jeito de pensar e agir, abandonar as atitudes individualistas e imediatistas para adotar hábitos que priorizem a vida coletiva, a sustentabilidade, a economia, a responsabilidade na exploração e manejo dos recursos naturais para que as próximas gerações também possam ter acesso e usufruam dos mesmo recursos que nos permitem viver com qualidade, como por exemplo, a água, ar, solo fértil, minerais, fontes de energia e etc.

Abaixo postamos o material didático que tem nos ajudado a promover uma reflexão nas aulas de Ética e cidadania, com o foco no Meio Ambiente local, mas sem perder de vista as questões ambientais globais, que também são de responsabilidade de cada um de nós:

4.11.11

Pesquisa on-line

Alunos do CIEP 280, do 6º ano, em ação pesquisando hábitos alimentares e a vida cotidiana dos romanos antigos na sala de informática:





Segue o roteiro de pesquisa que foi utilizado nessa aula diferenciada, a qual tem despertado bastante o interesse dos alunos: