25.8.20

Como se reduz a desigualdade social?

A crise sanitária evidenciou a desigualdade social no Brasil. As vítimas da Covid-19 são, principalmente, os pobres. 

Como podemos reduzir a pobreza e contribuir para termos uma sociedade mais igualitária?  O vídeo abaixo apresenta sugestões viáveis, por meio de políticas públicas, que inclusive já são implementadas em outros países, como a adoção do imposto progressivo.  

Temos políticos tão honestos, comprometidos com o bem-estar coletivo e com o desenvolvimento social. Por que nossos líderes não adotam algumas dessas medidas para reduzir a desigualdade?


19.8.20

Você é protagonista?

A vida no século XXI exige protagonismo, iniciativa, competências cognitivas e o desenvolvimento de habilidades socioemocionais, que favoreçam a ideia de saber viver e conviver, especialmente com as diferenças entre os indivíduos ao nosso redor.


Vamos assistir ao vídeo abaixo e descobrir um pouco mais sobre a importância do protagonismo juvenil!

18.8.20

Lei que regulamenta a profissão de historiador foi publicada

O Diário Oficial da União publicou nesta terça-feira (18) a Lei 14.038/20, que regulamenta a profissão de historiador no Brasil e estabelece os requisitos para seu exercício.

Pela Lei 14.038/20, poderão exercer a atividade de historiador:

• os portadores de diploma de curso superior em História;
• os portadores de diploma de mestrado ou doutorado em História;
• os portadores de diploma de mestrado ou doutorado obtido em programa de pós-graduação com reconhecimento oficial e linha de pesquisa dedicada à História;
• os profissionais diplomados em outras áreas que tenham exercido, comprovadamente, há mais de cinco anos, a profissão de historiador.

A lei exige, para o exercício da profissão, o registro profissional junto à autoridade trabalhista competente.

Entre as atribuições dos historiadores estão o magistério da disciplina de História nas escolas de ensino fundamental e médio, desde que cumprida a exigência da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) quanto à obrigatoriedade da licenciatura.

O profissional poderá ainda planejar, organizar e dirigir serviços de pesquisa histórica, e serviços de documentação e informação histórica; e elaborar pareceres, relatórios, planos, projetos, laudos e trabalhos sobre temas históricos.

Fonte: Agência Câmara de Notícias

9.8.20

Desigualdade social e miséria em Leopoldina nos anos 1950

 Memória Leopoldinense 


"Na saída de Leopoldina para Cataguases, num bairro denominado Aldeia, moram umas quatro centenas de pessoas – os párias da cidade, os que não vivem, vegetam.


Descrever as condições de vida dêsse agrupamento de criaturas infelizes, tal como é na realidade, seria por demais vergonhoso para nossa sociedade que se diz civilizada e cristã. Faremos, apenas, ligeiros apontamentos. Que não se admire o leitor.

Em casebres feitos de barro e sapé, sem assoalho, sem água, sem luz, sem instalações sanitárias de espécie alguma, a maioria deles, com simplesmente dois cômodos moram essas pessoas. De modo geral, vegetam nesses casebres de seis a dez criaturas. Domem no chão sobre colchões imundos, entre pulgas e percevejos, baratas e ratos. Alimentam-se de angú, farelinho de arroz, pirão de farinha de mandioca, isso cozido, sem sal e gordura numa só panela suja em duas ou três vezes".

Matéria completa aqui