4.11.12

Temas do ENEM trabalhados com o 3º ano

Observamos na avaliação do ENEM 2012 a presença de diversas questões que abordaram assuntos trabalhados com o 3º ano do Ensino Médio, da E. E. Luiz Salgado Lima, ao longo desse ano letivo.

Temas como a Guerra do Vietnã, Movimento Negro nos E.U.A e Segunda Guerra Mundial foram trabalhados através de resumos, aulas expositivas, atividades e filmes, marcaram presença na avaliação do ENEM 2012. 

Só não acertará essas questões aqueles alunos que não prestaram atenção nas aulas, ou os que não se prepararam adequadamente para uma avaliação tão importante quanto o Exame Nacional do Ensino Médio.

Vejamos algumas questões do Caderno amarelo do ENEM, que estão disponíveis nos sites Uol e Globo, cujos temas foram trabalhados em sala de aula:

Questão nº 10

Nós nos recusamos a acreditar que o banco da justiça é falível. Nós nos recusamos a acreditar que há capitais insuficientes de oportunidade nesta nação. Assim nós viemos trocar este cheque, um cheque que nos dará o direito de reclamar as riquezas de liberdade e a segurança da justiça. KING Jr., M. L. Eu tenho um sonho, 28 ago. 1963
Disponível em: www.plamares.gov.br. Acesso em: 30 nove. 2011 (adaptado).

O cenário vivenciado pela população negra, no sul dos Estados Unidos nos anos 1950, conduziu à mobilização social. Nessa época, surgiram reivindicações que tinham como expoente Martin Luther King e objetivavam

a) a conquista de direitos civis para a população negra.
b) o apoio aos atos violentos patrocinados pelos negros em espaço urbano.
c) a supremacia das instituições religiosas em meio à comunidade negra sulista.
d) a incorporação dos negros no mercado de trabalho.
e) a aceitação da cultura negra como representante do modo de vida americano. 

Questão nº 14

Com sua entrada no universo dos gibis, o Capitão chegaria para apaziguar a agonia, o autoritarismo militar e combater a tirania. Claro que, em tempos de guerra, um gibi de um herói  com uma bandeira americana no peito aplicando um sopapo no Fuhrer só poderia ganhar destaque, e o sucesso não demoraria muito a chegar.
COSTA, C. Capitão América, o primeiro vingador: crítica. Disponível em : www.revistastart.com.br Acesso em: 27 jan. 2012 (adaptado).

A capa da primeira edição norte-americana da revista do Capitão América demonstra sua associação com a participação dos Estados Unidos na luta contra

a) A Tríplice aliança, na primeira guerra mundial.
b) Os regimes totalitários, na segunda guerra mundial.
c) O poder soviético, durante a guerra fria.
d) O movimento comunista, na guerra do Vietnã.
e) O terrorismo internacional, após 11 de setembro de 2001.

Questão nº 15


Nos anos que se seguiram à Segunda Guerra, movimentos como o Maio de 1968 ou a campanha contra guerra do Vietnã culminaram no estabelecimento de diferentes formas de participação política. Seus slogans, tais como “Quando penso em revolução quero fazer amor”, se tornaram símbolos da agitação cultural nos anos 1960, cuja inovação 
relacionava-se

a) À contestação da crise econômica europeia, que fora provocada pela manutenção das guerras coloniais.
b) À organização partidária da juventude  comunista, visando o estabelecimento da ditadura do proletariado.
c) À unificação das noções de libertação individual, fornecendo um significado político ao uso do corpo.
d) À defesa do amor cristão e monogâmico, com fins à reprodução, que era tomado como solução para os conflitos 
sociais.
e) Ao reconhecimento da cultura das gerações passadas, que conviveram com a emergência do rock e de outras mudanças nos costumes.


Gabarito (não-oficial):
10: A
14: B
15: C

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário.