Alunos chegando atrasados nas salas de aulas, uso indiscriminado de celulares e redes sociais durante as aulas... Parece que estamos em uma escola pública, num dia comum, onde os estudantes chegam e saem na hora que querem, entram após o horário inicial, interrompendo as aulas, usam e abusam de celulares e outros aparelhos eletrônicos durante as aulas.
Mas a situação relatada acima está acontecendo agora, em locais onde estão sendo realizados o ENEM (exame nacional do ensino médio), porém os critérios e a fiscalização mais rigorosa que envolvem o Exame não facilitaram a vida dos "transgressores".
Regras simples, tais como chegar na hora certa e não utilizar equipamentos eletrônicos durante a prova, não são perdoadas pelos organizadores do ENEM e nem por nenhum outro Concurso Público. Nós, professores, cansamos de alertar nossos alunos sobre essas questões, contudo eles parecem não ouvir. Ficam mais preocupados em ligar o ipod, o mp3 ou celular do que ouvir o professor.
A escola perdoa as falhas cometidas pelos estudantes, mas a escola da vida não deixa esses erros passarem em branco. Os candidatos que não seguiram as regras do ENEM - chegar na hora e não utilizar aparelhos eletrônicos - se deram mal, foram penalizados. Os que chegaram atrasados, mesmo que por alguns minutos, não puderam fazer a avaliação. Já os que abusaram dos aparelhos eletrônicos e fotografaram as provas foram desclassificados.
Vamos ficar atentos, pessoal. Os estudantes interessados em prestar concursos públicos devem começar a se educar e a desenvolver senso de disciplina desde o Ensino Fundamental. Precisam aprender como devem se portar antes, durante e depois em um processo seletivo. Não basta estudar, tem que ter disciplina e seguir as regras.
Que tal começar a observar as normas de sua escola para não fazer feio fora dela?
Leia mais sobre os atrasos e as desclassificações do ENEM 2012 clicando nos links abaixo:
Parabéns Rodolfo pela matéria.
ResponderExcluirAs transgressões no dia a dia do aluno não podem continuar acontecendo. Sempre falo com eles que escola não é só matéria, é educação da responsabilidade, da disciplina, controle e aproveitamento do tempo, etc...
Está coberta de razão Júlia.
ExcluirSem responsabilidades e compromissos os estudantes dificilmente terão sucesso fora da escola.
O sistema de ensino está muito relaxado, por isso não conseguimos preparar melhor os alunos para o ENEM, outros concursos públicos e para a vida.