No 1º do Ensino Médio do CIEP 280 o tema da vez é a América Colonial.
Estamos trabalhando com as 3 turmas nas quais lecionamos, com o foco nas seguintes habilidades e competências:
- Comparar a colonização inglesa, espanhola e portuguesa;
- Caracterizar as relações de trabalho na América;
(Currículo mínimo de História. SEEDUC. p.14).
Depois de uma breve exposição do conteúdo, assistimos à uma vídeo aula retratando as Américas Espanhola e Inglesa. Após isso, solicitamos aos alunos que produzissem um relatório sobre o assunto estudado.
Vamos conferir alguns:
América Espanhola
"A colonização espanhola na América foi uma colônia de exploração, focada no enriquecimento de sua metrópole, a Espanha. A coroa se beneficiava desse processo por meio do mercantilismo, interferindo na economia, com o rei cobrando impostos dos colonos e exigindo o cumprimento do pacto colonial.
Para explorar as colônias, os espanhóis recorreram ao trabalho escravo, principalmente dos indígenas, embora a Igreja fosse contra a escravização dos nativos. Para burlar essa restrição, os colonos declaravam a guerra justa e por meio dela conseguiam obter a mão de obra que precisavam".
América Inglesa
"A colônia inglesa foi, em parte, uma colônia de povoamento que começou a ser constituída no início do século XII. Ela era formada por imigrantes que estava deixando sua terra natal por causa de conflitos e perseguições religiosas.
Foram esses imigrantes que ocuparam a costa leste americana e formaram as 13 colônias inglesas da América do Norte.
Contudo, essas colônias tinham características diferentes. As do sul eram focadas na monocultura, trabalho escravo e exportação de seus produtos.
Já as do norte predominava o trabalho livre e familiar em pequenas ou médias propriedades".
(Relatório do aluno Murilo, turma 1003).
Outro trecho de um relatório sobre a Colonização Espanhola
"A colonização espanhola na América tem bastante semelhança com o método de colonização português. Ambos usavam o pacto colonial, ou seja, obrigavam suas colônias a negociar produtos somente com as respectivas metrópoles, além do mais cobravam muitos impostos e taxas dos colonos.
Já a colonização inglesa na América tinha suas diferenças em relação às colônias ibéricas. Enquanto a primeira estava mais preocupada em construir um novo mundo, as últimas queriam sugar até o último recurso de suas terras."
(Relatório do aluno Jorge, turma 1003).
Parabéns, os relatórios ficaram excelentes!
Parabéns a todos os demais alunos que capricharam no trabalho e produziram textos concisos, com ideias e argumentos bem encadeados e claros.
Continuem assim :)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado pelo comentário.