24.5.14

Breve avaliação do Encontro de Educadores em BH

O Encontro começou no dia 19 e os trabalhos foram concluídos no dia 23 de maio. Ele ocorreu no belo hotel fazenda Canto da Siriema, em Jaboticatubas, na região metropolitana de Belo Horizonte.

Como o local é um pouco afastado, o trajeto dos educadores tornou-se ainda mais longo, cansativo e tenso.

O cansaço só fora superado graças ao conforto da estada e pela revigorante beleza natural existente no entorno do Hotel.

O conteúdo do evento "Conhecendo e Compartilhando Experiência II" foi muito bom, os convidados para as palestras eram pesquisadores qualificados e professores universitários.
O foco das mesas redondas e das rodas de conversas foram, de modo geral, as avaliações externas e o papel dos especialistas em educação (supervisor pedagógico) enquanto agentes de articulação de toda a comunidade escolar.

As intervenções de alguns educadores, indagando aos palestrantes a respeito dos problemas da educação pública mineira e da dura realidade vivida por todos nas escolas não foram contempladas nas mesas de discussão.

Os minicursos oferecidos no decorrer da semana foram excelentes, eu fiz três e gostei muito do curso ministrado pela Professora Suzana, a qual falou sobre como deve ser feita a apropriação dos resultados das avaliações externa e interna, com o objetivo de buscar intervenções e melhorar o rendimento dos alunos.

A professora comparou as avaliações com um iceberg, onde a ponta visível seria equivalente as avaliações externas dos governos (prova Brasil, PROEB etc), cujos resultados são publicados e acessíveis a todos. A parte submersa, maior e mais complexa, foi comparada às avaliações internas, aquelas aplicadas pelo professor no dia a dia, elas são o instrumento do educador que permite conhecer melhor os alunos.


Ressaltou que as avaliações externas não podem ter um caráter punitivo para as escolas e que o desafio atual é articular os resultados externos com os obtidos pelas avaliações internas, assim teríamos uma avaliação mais abrangente e significativa do desempenho dos alunos.

Apresentamos, com orgulho e satisfação, juntamente com a especialista em educação, Maria de Lourdes. R. Zangirolami, o trabalho de nossa escola selecionado pela SRE-Leopoldina: "Guerra de Canudos em cordel".


Nos sentimos valorizados com esse reconhecimento, por ter participado desse evento e ter recebido o carinho do público presente em nossa apresentação. Alguns educadores pediram nosso contato de e-mail, solicitaram o envio do projeto e fizeram perguntas sobre o desenvolvimento e os resultados de nosso trabalho. Todos os presentes ficaram maravilhados com a beleza, a criatividade e o conteúdo dos cordeis produzidos pelos nossos alunos do 9º ano.
Foi gratificante poder compartilhar essa pequena e valorosa experiência de sucesso!



Assistimos a diversas apresentações de outros projetos dos mais variados lugares, desde escolas em Araçuai, no norte do estado, até Lambari - estância hidromineral - no sul de Minas. Anotamos várias ideias, as quais serão implementadas em nossas escolas ao longo de 2014.

Interessante notar que, em várias apresentações de projetos, os professores destacaram durante suas falas que o sucesso obtido em suas escolas se deve, em grande parte, a atuação pedagógica de seus diretores. Nessas escolas, o diretor é um líder, ele apoia, participa, ouve os professores, incentiva e motiva a sua equipe a ir além de qualquer obstáculo.
A atuação do diretor pode fazer a diferença na escola.

Enfim, aprendemos bastante ao longo do encontro e estamos na torcida para que oportunidades como essa continuem sendo dadas a mais educadores, pois há muitas experiências de sucesso desenvolvidas nas escolas mineiras que merecem ser socializadas.

Torço também que, nos futuros eventos, os debates sejam mais horizontalizados e os convidados para as palestras e mesas redondas não fiquem restritos ao círculo de pessoas que defendem as mesmas ideias dos organizadores. Senti falta de alguém para divergir e para apontar, quem sabe, novos caminhos e alternativas em direção ao ideal de qualidade educacional. 

Para saber mais sobre o Encontro, clique no link:
http://crv.educacao.mg.gov.br/sistema_crv/index.aspx?id_projeto=27&ID_OBJETO=141427&tipo=ob&cp=000000&cb=&ie=REM

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário.