30.9.13

O Império colonial da Espanha na América

  • 1492: Cristóvão Colombo chega à América, navegando sobre o patrocínio do Estado espanhol.
Colombo em contato com os nativos. Gravura de Theodor de Bry
  • O interesse dos espanhóis nas terras do "Novo Mundo" se resumia em encontrar metais preciosos - ouro e prata.
  • Nas ilhas caribenhas, os espanhóis obtiveram, junto aos nativos, informações da existência de  metais preciosos no continente.
  • Durante a conquista do território americano pelos espanhóis, destaca-se a atuação de Hernán Cortez (1485-1547) e Francisco Pizarro (1476-1541). Cortez chegou ao México em 1519 e tomou a capital do Império Asteca - Tenochitlán - em 1521. Para vencer ele contou com o apoio de intérpretes e com o auxílio de povos nativos inimigos dos Astecas. Pizarro liderou a expedição espanhola em direção a região do Peru, em 1532, tomando a capital do Império Inca em 1533. 
Civilizações pré-colombianas. FRANCO JR., Hilário; ANDRADE F., Ruy de. Atlas: história geral. São Paulo: Scipione, 1997. p. 38.
  • Embora os espanhóis fossem numericamente inferiores aos índios, o uso de armas de fogo, como arcabuzes e canhões, além dos cavalos ajudaram os europeus a conseguirem uma rápida vitória. As doenças trazidas da Europa, como por exemplo a varíola, a tuberculose e a gripe, também contribuíram para devastar os povos indígenas.
  • A conquista dos territórios indígenas assegurou à Espanha a posse de muitas terras, mão de obra e o acesso as minas de ouro e prata, no México, na Bolívia e no Peru.
  • Para colonizar o a América, a Coroa Espanhola dividiu seus territórios em vice-reinados, indicando vice-reis para aplicar a justiça, cuidar de assuntos administrativos, militares e religiosos. Fazia parte da Administração da América Espanhola: 
  • As audiências: os vice-reis exerciam a autoridade judicial. 
  • Os Cabildos: espécie de conselho municipal, tratava de assuntos policiais e do comércio.
  • Casa de Contratação: criada em 1503, estava sediada em Sevilha. Fiscalizava os negócios coloniais, a cobrança dos impostos (quinto) sobre o ouro e o comércio colonial.
  • Conselho das Índias: criado em 1524, nomeava os funcionários para os altos cargos da Administração colonial.
Economia e trabalho na América Espanhola
  • Os espanhóis encontraram minas de prata em Potosí, na atual Bolívia, em 1545. Acharam prata no México em 1546. Os metais preciosos deixavam as minas nos lombos de mulas, seguiam para os portos, onde eram embarcados nos navios autorizados pela Metrópole.
  • Outras atividades econômicas desenvolvidas: criação de gado, cultivo de produtos tropicais para exportação (cana de açúcar, tabaco, algodão, anil e cacau).
  • O milho, o cacau e a batata, alimentos nativos da América, continuaram a ser cultivados para  garantir a subsistência e abastecer o mercado interno.
Milho - foi a base da alimentação indígena e continuou sendo cultivado pelos colonos europeus.
  • Na América espanhola também houve a presença de escravos africanos, mas a maior parte do trabalho era realizada pelos indígenas, através de duas formas principais:
  • Mita: originalmente era utilizada pelos incas e foi modificada pelos espanhóis. Os chefes indígenas sorteavam em suas comunidades os indivíduos que iriam trabalhar para os espanhóis por certo período. Os sorteados trabalhavam principalmente nas minas. Recebiam baixos salários e sofriam abusos dos colonizadores.
Exploração de mina de prata em Potosí, na Bolívia. Gravura de Theodor de Bry.
  • Encomienda: O colono recebia o direito de explorar o trabalho de uma ou mais comunidades indígenas, podia cobrar impostos, exigir que os índios trabalhassem na agricultura ou nas minas. Em contrapartida, o colono deveria promover a catequização das comunidades nativas.
Sociedade na América Espanhola


  • Espanhóis: Eram conhecidos como chapetones. Ocupavam os cargos públicos mais importantes e tinham privilégios nos negócios coloniais.
  • Criollos: Descendentes dos espanhóis nascidos na América. Possuíam grandes propriedades de terras e atuavam no comércio ou nos cabildos.
  • Mestiços: Filhos de espanhóis com índias. Trabalhavam como pequenos comerciantes ou no campo, além de prestarem serviços domésticos.
  • Índios: Em geral não possuíam propriedades, trabalhavam nas minas, nas fazendas e nas obras públicas.
  • Escravos africanos: Não eram numericamente expressivos, assim como os indígenas tinham poucos direitos e executavam todos os tipos de tarefas urbanas e rurais.
O papel da Igreja Católica

  • A colonização esteve associada à expansão do catolicismo para os povos indígenas.
  • Os missionários, como por exemplo os Jesuítas, tiveram uma atuação destacada na catequização dos índios. Fundavam Missões ou Reduções, construíam escolas onde reuniam os índios para lhes ensinar o catolicismo, através da música e do teatro. 
  • Frei Bartolomeu de Las Casas (1474-1566): criticou o comportamento violento e abusivo dos colonos espanhóis em relações aos povos indígenas. Seus relatos foram reunidos em um livro "O paraíso destruído - a sangrenta história da conquista da América."
  • Hibridismo: apesar de serem forçados a abandonar suas crenças, os índios resistiam e tentavam manter vivas algumas de suas práticas e ritos religiosos. Assim, foi comum a associação de elementos culturais indígenas com os elementos europeus. Exemplo: Entre os incas a comemoração de Corpus Christi foi associada à celebração do deus Sol.  
Saiba mais sobre a América Espanhola e Inglesa pelos slides:


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