25.9.13

Resumo: Colonização da América

Colonização inglesa
  • Os ingleses começaram a colonização da América do Norte no século XVII, em 1620, limitando-se, inicialmente, em ocupar a parte da costa leste do atual território dos E.U.A. (Observe o mapa abaixo)
As treze colônias inglesas na América do Norte.
  • Naquela época, diversos imigrantes ingleses deixaram a Inglaterra devido às perseguições políticas e religiosas que ocorriam no país. Então muitas pessoas, principalmente os puritanos (protestantes) decidiram seguir para a América para reconstruírem suas vidas.
  • O custo das viagens da Europa para a América eram elevados. A Coroa inglesa ou as Companhias de Comércio patrocinavam a viagem dos imigrantes. esperando ter retorno do investimento através da exploração das riquezas do continente americano pelos colonos.
Desembarque de imigrantes ingleses na América do Norte.
  • Os ingleses formaram 13 colônias inglesas na América do Norte, que se dividiam, basicamente, em colônias do Sul e colônias do Norte. Além de ingleses, as colônias receberam outros imigrantes, tais como irlandeses, franceses e holandeses. 
KARNAL, Leandro et al. História dos Estados Unidos: das origens ao século XXI. São Paulo: Contexto, 2007. p. 44.
  • As colônias do Norte: São chamadas de colônias de povoamento, pois nelas predominavam o trabalho livre, assalariado e a pequena propriedade rural trabalhada, geralmente, pela própria família. O clima era temperado, semelhante ao europeu. A economia baseava-se no comércio, na manufatura e na agricultura de diversos gêneros agrícolas. 
  • As colônias do Sul: eram colônias de exploração, com a finalidade de fornecer à Metrópole (A Inglaterra) produtos subtropicais, tais como tabaco, arroz, algodão etc. Nas colônias do sul havia grandes propriedades rurais (os latifúndios), a mão de obra era escrava (cativos africanos) e monocultura (cultivo de apenas um gênero agrícola) para exportação. Esse modelo é denominado de plantation
Escravos de origem africana trabalhando em uma fazenda de algodão, do Mississippi.
  • As Treze colônias inglesas na América do Norte gozavam de relativa autonomia para fazer comércio entre si e tomar decisões políticas, porém ainda deviam obediência à Coroa Inglesa.
  • Evolução da população das Treze colônias:
Ano
Habitantes
1620
2.500
1670
114.000
1720
300.000
1775
2.500.000
RODRIGUES, J. E. D. História em documento: imagem e texto, 8º ano. São Paulo: FTD, 2009. p. 39. 

  • A ocupação das terras americanas pelos colonos representou um desastre para os índios que viviam na região. Milhares de nativos foram mortos pelas doenças, para os quais não tinham proteções naturais, como a tuberculose, a gripe, dentre outras. Muitos foram mortos nas guerras contra os colonos ou em virtude do trabalho escravo, que iria durar até 1863, quando a abolição da escravatura foi oficializada nos EUA.
O comércio triangular
  • Trata-se das práticas comerciais praticadas pelas colônias inglesas da América do Norte com a América Central e a África. (Observe o mapa abaixo).





  • As colônias inglesas do Norte obtinham o melaço nas Antilhas (América Central) para produzir o rum. Depois trocavam essa bebida por escravos na África, os quais eram vendidos para as Antilhas e para as colônias inglesas do Sul. 

  • O melaço é uma das matérias-primas usadas para se fabricar o Rum, bebida alcoólica, que servia como moeda de troca por escravos africanos.
  • Os lucros desse comércio triangular favoreceram o desenvolvimento das manufaturas nas colônias do Norte e o surgimento de uma rica burguesia mercantil na América.

5 comentários:

  1. Quanto tempo durou o comércio triangular?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Patrick o comércio triangular começou nas primeiras décadas do século XVII (1607...).Com o fim do tráfico de escravos para as colônias inglesas na América, cai um vértice daquele triângulo. Se consideramos o comércio triangular até a independência dos EUA, temos 169 anos.
      Agora se considerarmos o comércio triangular desde o início da colonização inglesa até o fim da escravidão nos EUA em 1863, o tempo é muito maior, de aproximadamente 256 anos.

      Grande abraço.

      Excluir

Obrigado pelo comentário.