9.12.19

Personalidades de Leopoldina: Custódio Monteiro Ribeiro Junqueira (1875-1941)

Custódio Monteiro Ribeiro Junqueira nasceu em 25 de fevereiro de 1875, na Fazenda Niagara, situada naquela época em Santa Isabel (distrito de Abaíba). Era filho de José Ribeiro Junqueira e Antônia Augusta Monteiro Lobato Galvão de São Martinho. Sua família tinha uma longa tradição agropecuária, sendo uma das principais produtoras rurais da zona da Mata mineira. Entre seus irmãos, destacamos José Monteiro Ribeiro Junqueira,  advogado, empreendedor e grande político mineiro. 

Custódio casou-se com Emerenciana Botelho Junqueira, com a qual teve oito filhos. 


Formou-se pela Faculdade Nacional de Medicina, no Rio de Janeiro, em 1897. Retornou para Leopoldina, onde exerceu com brilhantismo e competência  a medicina. Sua proeminência e liderança o levaram à presidência da Câmara Municipal de Leopoldina entre 1912 a 1922. 

Ao lado de seu irmão, José Monteiro Ribeiro Junqueira, colaborou para a modernização e a expansão dos negócios da cidade de Leopoldina. Participou ativamente da criação de empresas, como a casa bancária (1912), fábrica de tecidos, o Ginásio Leopoldinense (1906), a Companhia Força e Luz Cataguases-Leopoldina (1905) entre outros importantes empreendimentos que tiveram impacto na cidade e nos municípios vizinhos. 

Dr. Custódio Junqueira, ao centro, entre os operários no início da obra da atual Escola Municipal Ribeiro Junqueira.



Faleceu no dia 19 de março de 1941, aos 66 anos de idade.

A cidade de Leopoldina preserva a memória do Dr. Custódio Junqueira, há um busto em sua homenagem na praça Félix Martins, no centro.

Seu nome foi dado a uma das principais ruas do município, também na área central.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário.