23.10.18

O silêncio e o ódio: racismo, da ofensa ao assassinato


A obra está disponível na biblioteca da escola, de autoria da escritora francesa Marie Agnès Combesque. 
Marie-Agnès Combesque

Combesque trata do racismo em diversos momentos da História, em diferentes épocas e lugares, aborda desde o tratamento cruel recebido pelo escravos africanos, passando pela segregação racial norte-americana ao nazismo. Chega nos dias atuais e mostra a presença do ódio e da xenofobia no trato de europeus em relação aos imigrantes e povos islâmicos. 

A autora mostra como o racismo passa do imaginário à violência, quando as ideias viram ação e perseguição aos grupos diferentes. Enfim, o livro é um primor com narrativa envolvente e estrutura diferenciada, apresentando relatos, trabalhando conceitos e contextualizando as marcas e os impactos sociais, políticos e econômicos do racismo nos vários lugares onde ele se manifestou.

Trecho do livro

  

2 comentários:

  1. Olá professor, visitante seu maravilhoso site, tentei acessar a página que você indica do www.profissaomestre.com.br (na lateral do seu blog) e acabei caindo em uma página sem conteúdo e fora do ar, acredito que isso seja muito ruim para seus visitantes, pois gostamos de referências que sejam boas.


    Gostaria de propor um link para substituir, tem me ajudado muito na construção do meu TCC, o link é https://projetoacademico.com.br.


    Espero ter ajudado, continue postando, seu espaço é maravilhoso.


    Saudações
    Adriano Medeiros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Adriano,

      Obrigado pela visita. O link que você mencionou era de um site de uma revista intitulada Profissão Mestre. O site está fora do ar e iremos retirar o link das indicações.

      Valeu pela dica é sugestão. Irei visitar o site que você recomendou e, se for o caso, propor uma parceria.

      Abraço.

      Excluir

Obrigado pelo comentário.