25.10.15

Análise de algumas questões de História do ENEM 2015

Como nos últimos anos, selecionamos algumas questões do ENEM para tecer alguns comentários e apontar as respostas em caráter extraoficial.

Então vamos começar. Questões extraídas da prova amarela (24/10/15):

Questão 7

Nota do Blog: As ações do Estado Islâmico no Iraque e na Síria têm provocado horror e destruição. Seus ataques arruinaram cidades e locais de grande valor arqueológico, devido a sua antiguidade. Tudo isso compromete o patrimônio histórico daquela região e da humanidade. 


Questão 12
* O texto da questão destaca o choque entre duas culturas diferentes - a Ocidental e a Oriental. O desafio mencionado no enunciado é acabar com a intolerância, o que passa pelo desenvolvimento da alteridade, que pode ser entendida como a capacidade de se reconhecer no outro, por mais que ele seja diferente de você. 


Questão 19 
* Ao final da ditadura militar em 1985, os movimentos sociais que lutavam por diversas causas, tais como meio ambiente, sem-terras, indígena, estudantes etc, contribuíram para ampliar a noção de democracia, expandindo seus efeitos para além do processo de escolha dos representantes políticos. Assim, essas organizações permitiram que a sociedade começasse a perceber a democracia como um valor social e não só político.

 Questão 20
* O pensador Thomas Hobbes teorizou que antes do pacto social que resultou na sociedade civil, protegida pelo Estado, as pessoas viviam num estado caótico, marcado pela guerra. Nele, era muito comum o conflito entre pessoas que disputavam algo, como por exemplo, uma propriedade. 


Questão 21 
* A questão apresenta uma fonte histórica iconográfica do Segundo Reinado, quando o Brasil era governado por D. Pedro II. Considerando o contexto histórico da época, o Brasil havia acabado de superar alguns movimentos de cunho separatista e liberal, que ameaçavam a consolidação do Estado imperial. As imagens revelam um imperador sereno, com a capacidade de manter a estabilidade, governando segundo as leis. Os elementos da imagem evocam  a necessidade de paz, que as elites dirigentes almejavam para o Império brasileiro.


Questão 23 
* A democracia surgiu no século V a. C. em Atenas, na Grécia Antiga. Os cidadãos atenienses se reuniam na ágora, um espaço público, onde eles debatiam e votavam os diversos assuntos relacionados a administração da pólis (cidade). 



Questão 27 
* Da Antiguidade para a Idade Média europeia. Na Idade Média a base da economia era a agricultura. O calendário mostra que a marcação do tempo considerava as etapas do trabalho no campo: preparar a terra; semear, colher etc. 


 Questão 29
* Tomás de Aquino justifica que a monarquia é uma forma de governo necessária para unir o povo em prol do bem comum. O monarca é, segundo o texto, o líder capaz de dirigir a vida social.



 Questão 31
* Ditadura militar no Brasil. O regime ficou marcado pela abertura do mercado brasileiro para o capital internacional. Sendo assim, era comum o governo brasileiro solicitar empréstimo estrangeiros e permitir a vinda de empresas multinacionais para o país.


 Questão 35
* A questão traz uma interpretação do Brasil feita pelo historiador Sérgio Buarque de Holanda. De acordo com sua análise, a vida pública brasileira seria marcada pelos interesses privados em detrimento dos interesses coletivos. Essa atitude perniciosa é uma herança que vem dos tempos coloniais.


 Questão 42
* Mais uma questão abordando a sociedade e a cultura Medieval. O objetivo do texto é reforçar o papel social dos indivíduos, segundo sua condição na sociedade estamental: clero, nobreza e camponês. Essa ideia servia para justificar a supremacia de um grupo sobre o outro e coibir revoltas e contestações ao modelo social vigente.


Questão 43

* Etnocentrismo define a questão! Os portugueses se julgavam superiores aos índios e não se esforçavam para compreender a cultura e os valores dos nativos. Incapazes de compreender as sociedades indígenas, os europeus julgavam que elas não tinham nenhuma organização social, política ou religiosa e, portanto, eram inferiores a civilização do Velho Mundo.  


Nosso gabarito:

7 - B
12 - B 
19 - B
20 - A
21 - B
23 - C
27 - D
29 - C
31 - B
35 - B
42 - A
43 - D

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário.