2.7.12

História = Identidade

Muitos estudantes questionam porque precisam estudar a História, uma disciplina que julgam tratar apenas de coisas velhas, papéis antigos e objetos de museus.


De fato, a História lida com objetos antigos e atribui um grande valor para os museus e os artefatos que neles estão encerrados e expostos. Afinal, esses artigos são fontes importantes para apreendermos informações sobre a época em que eles foram produzidos.

Mas o estudo da História não se restringe somente ao estudo do passado e das coisas antigas.
Uma das primeiras definições que aprendemos sobre a disciplina é que ela estuda o passado, para entendermos o presente e melhorar o futuro.
Concordamos com essa afirmação, embora saibamos que ela sozinha não explique o sentido da disciplina História. Contudo, discorreremos um pouco acerca dessa visão de que o estudo do passado contribui para compreender o presente e melhorar o futuro.

Quando estudamos o passado, temos a possibilidade de vislumbrar as ações humanas, as que deram certo e as que deram errado, podemos aprender com os erros e os acertos de nossos antepassados.

Atualmente, vivemos em uma sociedade na qual temos leis que protegem os cidadãos contra qualquer tipo de intolerância, seja ela racial, religiosa ou de opção sexual.
Mas só temos essas leis porque passamos por períodos históricos onde elas eram inexistentes, onde as pessoas erraram, tomaram decisões equivocadas, preconceituosas, segregacionistas e cruéis que resultaram em intolerância, ódio, perseguições e derramamento de sangue inocente.

Por exemplo, na Idade Média (476 a 1453), desde o século XI a Inquisição, tribunal da Igreja Católica, perseguia, prendia, julgava e condenava diversas pessoas suspeitas de atentarem contra os costumes católicos e cristãos, que a Igreja determinava como o padrão para a sociedade da época.

Um outro exemplo, porém contemporâneo, é o Holocausto, promovido pelos nazistas na Alemanha, entre 1933 a  1945, onde aproximadamente 6 milhões de judeus foram mortos e, sistematicamente, perseguidos pelos alemães sob o pretexto racial.


Os alemães culpavam os judeus pela derrota da nação na Primeira Guerra e pelos males que afligiam o país na segunda década do século XX, além disso, Hitler, o chefe do nazismo, classificava os judeus como uma raça inferior, portanto, deveria ser eliminada.

Infelizmente, precisamos passar por diversos traumas ao longo da História, e devido a esses processos históricos hoje podemos viver e desfrutar de uma vida, relativamente, melhor, onde há mais tolerância e respeito pelas diferenças culturais.

Em suma, a sociedade humana amadureceu, nós aprendemos com os erros, e a História nos ensinou a melhorar. Se as leis que existem hoje trazem benefícios para as pessoas, protegem nossos direitos de ir e vir, de nos expressar livremente, de ter liberdade de crença é porque muita gente no passado morreu para que pudéssemos usufruir desses direitos.
  
Note que, apesar de conhecermos um pouco do passado e dos erros cometidos pela Humanidade, ainda hoje há intolerância, preconceitos de diferentes tipos e ódio espalhado pelo Mundo. 

Mas se não fosse a História e os processos que a envolvem, como a interação entre os grupos sociais, talvez não estaríamos vivendo com a liberdade que desfrutamos atualmente.

Por isso temos que valorizar a História. Ela não é uma disciplina ultrapassada, que só estuda velharia. A História é dinâmica, está sempre em transformação, tem diferentes pontos de vista, é construída por cada um de nós, com nossas frustrações, ambições, paixões, erros e acertos.

A História é múltipla, diversa, rica e fragmentada em versões, nela não há verdade absoluta. Contamos e recontamos a História sob diferentes pontos de vista, as versões sobre os fatos variam de acordo com os interesses dos agentes históricos, que, muitas vezes, são distintos e conflitantes  entre si. Descobertas e pesquisas estão sempre renovando a historiografia, isto é, a escrita do conhecimento em História.

A Disciplina também nos permite  ter acesso às diferentes culturas do Mundo, com ela podemos estudar, conhecer e admirar todo o patrimônio cultural que nos foi legado pela Humanidade, esteja ele em qualquer lugar do Mundo, sem precisar sair do conforto de nossas casas.
Graças à História podemos contemplar a imponência das pirâmides milenares do Egito, receber conforto espiritural nas monumentais catedrais góticas, ou admirar a beleza do Partenon em Atenas, enfim, viajamos na História e elevamos nosso nível cultural quando tentamos conhecer e compreender as diferentes culturas que coexistem no Planeta.

Quando estudamos História, estamos olhando para nosso passado, estamos construindo nossa identidade.
Cada cidadão tem um documento de identidade. Para que serve esse documento?


Ele revela seu nome, ele contém os registros do tempo e do espaço onde você nasceu. Nele também há os nomes dos seus pais, resumindo, a carteira de identidade  conta um pouco da sua trajetória individual. A História disciplina é a identidade de todos nós, pois ela registra a trajetória da sociedade e as implicações de nossas decisões para o mundo.

O passado histórico, portanto, diz respeito a todos nós, enquanto membros da sociedade. O Mundo não está pronto e acabado, ao longo da História construímos e reconstruímos tudo o que está a nossa volta.
Por isso um grande historiador francês - Fernand Braudel (1902-1985) - afirma que a História é a Ciência que estuda as ações do Homem no tempo. E foram estas ações que moldaram e tolheram vidas, forjaram hábitos e crenças, as quais nos foram legadas com o passar do tempo.

Tudo que nossos antepassados realizaram fazem parte de nossa identidade coletiva, o Mundo que deixaram para nós deve ser melhorado, é nossa obrigação procurar conhecê-lo e torná-lo melhor.
No filme Cruzada (2005), dirigido por Ridley Scott, o personagem principal carregava uma frase de impacto, que vai ao encontro da ideia aqui exposta, ela dizia: "Que Homem é um Homem que não torna o Mundo melhor?"

Então quem somos nós se abandonarmos nossa identidade, quer por preguiça ou por desinteresse? Queremos apenas passar pelo Mundo, sem plantar nada para as próximas gerações? Que legado deixaremos para os estudos futuros?

Como podemos perceber, estudar a História é muito mais do que decorar datas, fatos e personagens históricos, estudar o passado nos ajuda a compreender nosso papel na Terra. Conhecer e estudar a nossa História é como fazer um documento de identidade, quando conhecemos nossas raízes, descobrimos mais sobre nós mesmos e sobre a sociedade que nos cerca, dessa forma, temos a possibilidade de aprender sobre como poderemos agir para tornar nosso Mundo melhor.  

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