22.4.18

Violência sem fim: a guerra civil brasileira

Brasileiros matando brasileiros. A violência é geral, ocorre indiscriminadamente nos grandes e pequenos centros de todo o país.
Qualquer cidadão é uma potencial vítima do aumento da criminalidade, principalmente os mais pobres, os excluídos e marginalizados da sociedade, os quais não têm condições de possuir um carro blindado e morar em condomínios com segurança privada.



Fica evidente que a desigualdade social contribui para a elevação dos índices críticos dos homicídios ocorridos no Brasil. O confronto entre policiais e criminosos só eleva o número de mortos, de ambos os lados, e há pouca efetividade sobre a redução do crime e da violência. O crime deve ser combatido, é obvió, mas somente a repressão armada tem se mostrado insuficiente. Há que se discutir e colocar em prática outras estratégias.

Sem políticas públicas sólidas destinadas a reduzir radicalmente os desníveis e as barreiras que dividem o povo, estaremos fadados ao fracasso enquanto nação e, pior ainda,  também enquanto seres humanos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário.