2.11.17

Seminário Internacional Migrações Atlânticas no mundo contemporâneo (séculos XIX-XXI): novas abordagens e avanços teóricos

Com muita satisfação que participamos do Seminário Internacional Migrações Atlânticas no Mundo contemporâneo (séculos XIX-XXI), no dia 01/11/2017, na Universidade Salgado de Oliveira (UNIVERSO - CAMPUS Niterói -RJ).

Apresentamos nossa pesquisa sobre o higienismo em Leopoldina, entre os séculos XIX e primeiras décadas do século XX, enfatizando a implantação de tais ideias relacionadas à chegada dos imigrantes europeus no município. Destacamos que mais do que corpos, as ideias também migraram, a própria noção de higiene e seu caráter científico foi importada de centros europeus, como Inglaterra e França.

Antes disso, assistimos à conferências e a palestras muito interessantes, como a proferida pelo Doutor Ayman Esmandar, ele é sírio e está vivendo no Brasil. Em sua palestra, demonstrou como a Guerra na Síria, iniciada em 2011, a qual foi provocada por interesses econômicos das potências mundiais, como EUA e Rússia, contribuiu para a migração de milhões de refugiados e a destruição de seu país.

Em suma, o dia foi extremamente proveitoso, com vários momentos para troca de experiências e muito aprendizado. O evento foi excelente!

Com o Dr. Ayaman Esmandar, da Síria, Dra. Maria Teresa, da UERJ, e Alessandro Mendonça, mestrando da Universo.

Apresentando o trabalho sobre Higienismo, sanitarismo e imigração em Leopoldina, final do século XIX e primeiras décadas do século XX.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário.