22.11.16

Exposição: Patrimônio, fontes e história dos jogos e brincadeiras

Hoje, os alunos da turma 6º ano 3 expuseram para o todo o turno da tarde o projeto preparado para a Semana de Educação para a vida.

Em nosso tema abordamos o patrimônio histórico e cultural que herdamos de nossos pais, através dos jogos e das brincadeiras. Os brinquedos evocam, no espectador, memórias de infância. Entre os mais velhos, quem nunca se divertiu jogando peteca confeccionada com penas de galinha ou brincou com boizinhos feitos com palitinhos espetados em chuchus? A imagem dos brinquedos revive, em nós, lembranças, trazendo à tona doces sentimentos dos tempos de outrora.

Além disso, os jogos e as brincadeiras são importantes documentos históricos, que revelam informações sobre a sociedade, seus valores e práticas culturais. Não está convencido disso? Então, vamos analisar, por exemplo, as bonecas e as panelinhas. Esses tipos de brinquedos são comuns em qual grupo social? Entre o grupo das meninas, todos irão responder. Mas o que esses brinquedos sugerem? Eles não indicam que as meminas devem aprender a ser domésticas, a saber cozinhar e a cuidar dos filhos? Por que não é comum as meninas ganharem de presente bolas de futebol ou brinquedos militares, tais como carros de guerra e bonecos fuzileiros? Ora, pois as brincadeiras refletem as práticas sociais, o machismo preponderante no mundo, a divisão do trabalho, as hierarquias e a ideia de que às mulheres cabe cuidar do lar. Os meninos, por outro lado, precisam praticar esporte, se fortalecer e se encantar pelo mundo das forças armadas, para no futuro servirem à sua nação. Ambos os gêneros começam a aprender essa divisão desde cedo, na infância. Através das brincadeiras e dos brinquedos eles vão interiorizando sua função social! Agora, perguntamos: os brinquedos são ou não são reveladores de aspectos sociais e culturais importantes para a compreensão de nossa sociedade e de nossa História? 

Nesse sentido, decidimos criar uma sala temática para resgatar e valorizar antigas cantigas de roda, folguedos e brinquedos tradicionais, os quais trazem consigo muito valor histórico. Tanto é que até os dias de hoje eles convivem com modernos aparelhos de vídeo-game e sofisticados equipamentos eletrônicos como os tablets e os smartphones.   

Os alunos também apresentaram para os visitantes, por meio de cartazes e da oralidade, as definições dos conceitos de fonte histórica, seus subtipos e o de patrimônio imaterial, isto é,  as práticas herdadas de nossos antepassados, como as cantigas e as brincadeiras tradicionais (pique pega, pique esconde, roda etc) dentre outras manifestações culturais. 

Além da exposição dos brinquedos e da palestra dos alunos, tivemos uma mostra de desenhos e de pinturas de Candido Portinari (1903-1962), com telas ilustrando as tradições lúdicas de nossa cultura.

Concluído o circuito artístico e patrimonial, os visitantes poderiam se testar no Quiz, caso acertassem 5 perguntas, sorteadas através do dado, ganhavam um brinquedo recheado com balas! 

A sala temática ficou muito bacana e atingiu o seu objetivo que é de reconhecer e valorizar o nosso patrimônio cultural, por meio da exposição dos jogos e brinquedos, tomando-os como fontes históricas, capazes de nos ajudar a compreender o passado e a entender as permanências e as mudanças que ocorrem na história da sociedade.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário.