4.2.16

O iluminismo - século XVIII

Na Europa, o século XVIII ficou conhecido na historiografia como o "século das luzes". Isso ocorreu devido a um grupo de filósofos que começou a refletir sobre a sociedade e a política de sua época, marcada pelo regime absolutista e pela desigualdade social. Esse movimento filosófico ficou conhecido como Iluminismo ou Ilustração.

As críticas dos filósofos iluministas eram direcionadas, principalmente, para a estrutura social e política da Europa Moderna, que foi denominada de "Antigo Regime".
Suas características básicas são:

  • Monarquia absolutista: o rei governava com amplos poderes de decisão;
  • Mercantilismo: permitia ao rei intervir na economia e impedir o livre mercado;
  • Sociedade estamental: estabelecia uma hierarquia social, favorecendo o clero e a nobreza em detrimento do povo (burgueses, camponeses etc);
  • Intolerância religiosa: cultura que não admite a diversidade religiosa.   


Os filósofos iluministas defendiam, em linhas gerais, maior liberdade política e econômica, fim do fanatismo religioso e, alguns deles, como Rousseau, maior igualdade social.
Um aspecto comum ao Iluminismo era a razão, capacidade que permite ao ser humano compreender e julgar a realidade que o cerca. 

Na França o Iluminismo conheceu o seu apogeu. Os pensadores se reuniam, debatiam Filosofia, Ciências, Política e vários outros assuntos.

Salão da madame Geoffrin. 1812.


A obra de alguns dos principais expoentes da Ilustração foram reunidas em um livro, chamado de Enciclopédia, publicado entre 1751 e 1772, com a finalidade de reunir todo o conhecimento derivado da razão. 

Capa da 1ª edição da Enciclopédia, publicada na França, em 1751.


O conjunto de ideias defendidas por esses pensadores ficou conhecido como liberalismo ou pensamento liberal. O liberalismo apregoa maior liberdade individual, menos interferência do governante na economia, divisão do poder, tolerância religiosa, igualdade jurídica e liberdade de expressão.


A respeito da divisão do poder político, destacamos o barão de Montesquieu, filósofo que escreveu o livro intitulado O espírito das leis

O barão de Montesquieu (1689-1755).


Ele sugeria que o poder político fosse divido em três esferas, observe:

O sistema político de Montesquieu contrariava o absolutismo monárquico, que tinha um rei o qual concentrava todos os poderes em si. A ideia do estudioso francês era dividir o poder para evitar os abusos, como as perseguições políticas e outros atentados à liberdade individual. 

O Iluminismo influenciará as grandes transformações políticas e sociais que ocorreram no século XVIII abalando as bases do Antigo Regime na Europa e do colonialismo na América, como, por exemplo, a Independência dos EUA (1776), a Revolução Francesa (1789) e a Inconfidência Mineira (1789).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário.