25.11.15

Racismo virtual, as consequências são reais

A mídia pode mudar a cultura das pessoas? A permanência de práticas racistas e discriminatórias num país multicultural e, historicamente, marcado pela influência de vários povos, pode ser combatida por campanhas midiáticas?

Minha resposta para as duas perguntas é sim.

Na disciplina de Cultura e uso de mídias, no Ensino Médio PROEMI, estudamos a influência que a mídia exerce sobre as pessoas. Essa influência pode ser percebida nas atitudes e impulsos que levam um indivíduo a comprar certos produtos, se vestir com a roupa da moda ou adotar o corte de cabelo semelhante ao galã da TV. Enfim, a mídia pode modelar a cultura, por isso acreditamos que ela possui, e pode usar, seu potencial pedagógico para ajudar a sociedade a acabar com o racismo.

É nisso que a campanha "Racismo virtual, as consequências são reais", da ONG Criola, aposta, divulgando, em várias cidades brasileiras, outdoors com mensagens de manifestações racistas postadas nas redes sociais.


Outdoors com mensagens virtuais são instalados nos locais de origem da ofensa.


A ideia é demonstrar que a ofensa racial, mesmo aquela publicada na internet, terá consequências para o seu autor, pois ela afeta e machuca as pessoas no mundo real. 

Assista ao vídeo:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário.