26.11.15

CineHistória: Mauá – o imperador e o rei



Mauá – o imperador e o rei - é uma produção cinematográfica brasileira, lançada em 1999.



O filme procura recriar o contexto histórico brasileiro do século XIX, sob o regime imperial. A sociedade daquela época era marcada pela exploração do trabalho escravo africano e a economia era baseada na agricultura destinada à exportação. 
Esse perído é marcado por embates, quando as ideias progressistas e liberais, vinculadas a burguesia entravam em conflito com as práticas conservadoras da elite aristocrática. 

A história acompanha a trajetória atribulada de Irineu Evangelista de Souza (1813 – 1889), desde sua infância como caixeiro até sua vida adulta, quando se tornou o maior empresário do Brasil Império. 


A ascensão social e econômica rendeu a Irineu muita influência política e títulos de nobreza, como o de visconde de Mauá, em 1874.
Como empresário Irineu investiu em transporte, comunicação, iluminação e atividades bancárias. Defendia o fim da escravidão, a propriedade privada, a livre concorrência e a industrialização, contrapondo-se às ideias dos atifundiários, os quais valorizavam a posse de grandes extensões de terras para cultivar gêneros para exportação e a manutenção do trabalho escravo.

Os projetos do visconde de Mauá que visavam modernizar a economia brasileira, em diversas vezes, esbarraram ora na burocracia estatal, ora no conservadorismo das elites, revelando as várias contradições inerentes a uma economia escravocrata.

 Algumas de suas realizações:

  • Fundação da Companhia de Navegação a Vapor do Amazonas (1852).
  • Fundação da Companhia de Iluminação a Gás do Rio de Janeiro (1854).
  • Empreendeu a construção da primeira ferrovia brasileira. Construída no Estado do Rio de Janeiro ganhou o nome de Estrada de Ferro Mauá (1854).

Assista ao filme: 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário.