13.4.15

Trabalhando com fontes históricas - 6º ano do Ensino Fundamental

Levamos para o 6º ano do Ensino Fundamental uma sacola com diversos objetos e, na medida, em que selecionávamos algum iríamos dialogando a respeito dele e qual sua importância para a vida humana e a História.

Assim, tentamos demonstrar que o campo das fontes históricas é ilimitado. Portanto, tudo ao nosso redor é passível de ser estudado e compreendido historicamente.

Os alunos escolheram algumas fontes que mais lhes chamou a atenção, pesquisaram e escreveram sobre elas. Note que eles conseguiram estabelecer relações entre as fontes e a realidade, seja a atual ou a histórica (no passado), entrelaçando os objetos de estudo com a sociedade, a economia, a literatura e a cultura humana.

Confiram:

O milho

O milho é muito útil, pois serve como alimento para todos e ajuda a prevenir e a combater certas doenças. Ele pode ser utilizado em comidas, como: canjiquinha, pipoca, milho cozido, angu, mingau, bolo etc.

O milho também pode ser usado como ração para alimentar os animais, como porcos e galinhas.



Antigamente, era muito comum as crianças usarem o sabugo do milho para fazer bonecos, colocando nele pedaços de tecidos e pregando com botões. Um exemplo de boneco feito com espiga de milho é o Visconde de Sabugosa, da turma do Sítio do Picapau Amarelo.

Ana Luíza Paixão Vieira


O Milho

O milho tem origem lá na América Central há sete mil anos. O milho serve para fazer vários tipos de comidas, como: bolo, mingau, sorvete, doces, salgados etc. 



Além disso, o milho também é muito importante na alimentação dos animais, como as galinhas e o gado.

Isadora Amorim Oliveira


Celular

Celular, ainda bem que você existe. Se você não existisse minha vida em comunicação seria horrível. Não iria poder conversar com ninguém pelo celular.
E ainda ficaria sem os meus aplicativos, que são facebook, tira selfie, twitter, WahtsApp, jogos e instagran.

Além disso tudo, eu escuto música, pesquiso e faço contas na calculadora. Na minha opinião, o celular fez muito para a sociedade.

Jeniffer F.



Relógio

O relógio existe há milhares de anos e podemos dizer que somos "escravos" do relógio, porque sem ele não seríamos nada.
Ele que marca o tempo de todas as nossas coisas, como por exemplo, hora de acordar, de tomar café, de tomar banho, de ir para a escola, de brincar e de fazer a lição...

A persistência da memória. Salvador Dalí (1931)

Existem vários tipos de relógio - relógio de sol, relógio de pulso, relógio de parede, relógio com algarismos romanos etc.

Os relógios movidos à pilha podem nos causar problema, pois quando a pilha passa da validade a gente acaba não notando e perde a hora. Assim, acabamos nos atrasando e perdendo a hora certa.

Emmanuelle Paixão Gonrado


O avião

O inventor brasileiro Santos Dumont é considerado o criador do avião. Ele criou essa invenção para transportar as pessoas mais rapidamente.



Infelizmente, os aviões também são utilizados para carregar bombas, armas e munições para as guerras.



Antigamente, o avião era usado somente por pessoas com melhores condições financeiras. Mas isso já mudou, pois muitos, hoje em dia, têm acesso a esse meio de transporte.

Mariana



Parabéns, turma! Os textos ficaram incríveis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário.