6.3.14

Eleição para o Colegiado (SEE-MG 2014)

Você sabia que um dos órgãos mais importantes da administração escolar é o Colegiado?

E você sabe o que é o Colegiado? Quem faz parte dele e quais são as suas atribuições?

As respostas dessas perguntas serão dadas abaixo, de acordo com a legislação vigente da rede estadual de Educação do Estado de Minas Gerais, especialmente a RESOLUÇÃO SEE Nº 2.554, DE 26 DE FEVEREIRO DE 2014.

O Colegiado Escolar é órgão representativo da comunidade escolar, com funções de caráter deliberativo e consultivo nos assuntos referentes à gestão pedagógica, administrativa e financeira, respeitada a norma legal. (Artigo 1º).


Esse órgão é presidido pelo Diretor da Escola, e é formado por representantes de todos os segmentos da Comunidade Escolar - professores, demais funcionários, alunos e pais.
Os representantes são escolhidos por seus pares, por meio de uma eleição e o mandato é de dois anos.

O Colegiado é muito importante, pois ele garante a gestão democrática da escola ao permitir que todos os segmentos da comunidade escolar opinem e participem da administração da Unidade de Ensino. Nesse sentido, são várias as atribuições de seus membros, tais como aprovar e acompanhar a execução do Projeto Pedagógico da Escola, do Plano de Ação e do Regimento Escolar, acompanhar a evolução dos indicadores educacionais (avaliações externa e interna, matrícula e evasão escolar) e propor, quando se fizerem necessárias, intervenções pedagógicas e medidas educativas, visando à melhoria da qualidade do processo de ensino e de aprendizagem, referendar ou não a prestação de contas aprovada pelo Conselho Fiscal etc. (Leia todas as atribuições no artigo 8º da Resolução mencionada anteriormente). 

Portanto, na hora de votar na Eleição de escolha dos membros do Colegiado seja criterioso, não entregue o seu voto sem antes ter refletido se determinado candidato (a) será aquele (a) que melhor lhe representará. Escolher um bom Colegiado fará toda a diferença na Escola e na vida das pessoas que trabalham e estudam nela.

Então escolha com critério!

Atenção para o cronograma do processo eleitoral do Colegiado (Março 2014):



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário.