15.10.13

15 de outubro: nada a comemorar

Hoje é Dia do Professor aquele profissional que forma todos os demais profissionais que atuam na sociedade.
Engenheiros, médicos, advogados, enfermeiros, mecânicos, policiais etc... Todos esses profissionais, antes de atuarem no mercado de trabalho, passaram pelos bancos das salas de aulas e receberam o seu conhecimento dos professores.

Devido à sua importância social, os Professores deveriam ser mais valorizados e tratados com mais respeito pela sociedade e pelos políticos que a governam.
Melhores condições de trabalho, salários justos, carga horária de trabalho adequada, em suma, dignidade e segurança no exercício da docência são algumas das prioridades da Educação, mas elas tem sido tratadas com total descaso pelos governantes, em todas as esferas da Federação brasileira.

Os professores de Educação Básica, Ensino Fundamental e Médio, das redes públicas, certamente não têm nada para comemorar nesse dia. 
Os mestres, que ensinam e forjam os rumos da sociedade, estão empobrecidos, adoentados, sufocados e amedrontados com as inúmeras formas de violência vivenciadas em seu cotidiano profissional. Essa violência se manifesta diariamente, seja pelos abusos de poder dos governantes e suas políticas públicas arbitrárias, e também pelo assédio moral das chefias das escolas. Some-se a isso tudo o desrespeito com o qual alguns alunos e seus responsáveis tratam os Educadores. Em muitos casos, infelizmente, a violência ultrapassa os limites e chega  à agressão física.
Professores reivindicam melhores salários em Bangladesh. (Janeiro de 2013)
As escolas, que já foram cultuadas como templos do saber, hoje são instituições sucateadas, incapazes de alimentar sonhos e esperanças por dias melhores.
Quando a sociedade brasileira tiver a consciência da importância do Professor e da real capacidade que a Educação tem de transformar, começaremos a valorizar realmente nossos Mestres. 
Nesse dia teremos motivos para celebrar o Dia do Professor, não só com palavras bonitas e mensagens de efeito, mas com gestos e atitudes concretas que demonstrem o quanto os Educadores merecem ser respeitados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário.