8.7.12

Preservação do Patrimônio

Hoje li uma notícia de que pesquisadores de universidades e do IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) estão trabalhando na restauração das maravilhosas esculturas dos doze profetas, de Aleijadinho (1730-1814).

As obras de arte estão na cidade de Congonhas, em Minas Gerais, e foram construídas entre 1800 a 1805.


O trabalhado de restauração é bastante complexo, e exige muito cuidado dos pesquisadores e dos técnicos, os quais não podem fazer a limpeza das esculturas utilizando métodos comuns, como água, sabão e escovas, sob o risco de alterar as formas originais das obras de arte.

A limpeza é feita com um biocida que é aplicado sobre a superfície da pedra, ele elimina os microorganismos e fungos que, com o passar dos anos, podem prejudicar o formato das esculturas.

O trabalho de restauração de obras de arte e de outros artefatos e construções que compõe nosso Patrimônio Histórico é fundamental para a preservação de nossa História e de nossa Cultura.
Sem esse trabalho, provavelmente, não poderíamos mais observar algumas das belezas Históricas e Culturais que foram construídas no passado.

As obras de Aleijadinho são exemplos da Arte Barroca no Brasil e expressam, além da beleza e da genialidade de seu autor, toda a riqueza das Minas Gerais no século XVIII, oriunda da extração do ouro, e também a religiosidade das pessoas na época.  

Portanto, o trabalho de preservação e restauração do Patrimônio Histórico, esteja ele onde estiver, é importante para ajudar a contar nossas Histórias! Cuidar do Patrimônio Histórico é também uma responsabilidade de cada um de nós, enquanto agentes da História.

Não destrua, não risque e não deprede o Patrimônio Histórico e Artístico de sua cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário.