15.7.12

14/07/1789 - Fim do Antigo Regime

Ontem os franceses comemoraram uma passagem histórica em seu país,  a Queda da Fortaleza Bastilha, fato que marcou o início da Revolução Francesa, em 1789.


A população parisiense invadiu e destruiu a fortaleza que servia de prisão para os opositores do rei Luís XVI - 14/07/1789

Vamos entender porque essa data é tão importante para os franceses e para o Mundo e por isso tem sido celebrada anualmente naquele país.


Veja mais fotos da comemoração do Dia da Bastilha clicando aqui.

No século XVIII, a França vivia sob os moldes do Antigo Regime, era governada por um monarca absolutista, que cobrava muitos impostos da burguesia e dos camponeses, a sociedade era estamental, na qual o clero e a nobreza tinham privilégios e gozavam de grande prestígio junto ao Rei.
Ao povo restava o patamar mais baixo da sociedade, cabendo a maior parte da população sustentar, com o seu trabalho e os impostos que pagavam, a luxuosa vida de Luís XVI  e de sua corte.

Não havia igualdade na sociedade francesa. Os de cima exploravam os de baixo. Alguma semelhança com os dias de hoje?

Além disso, a França sofria com a escassez de alimentos e a inflação do pão, o que provocou fome e uma revolta popular generalizada. Os camponeses começaram a atacar os seus senhores feudais (os nobres) e saqueavam suas terras, ateavam fogo em castelos. A população de Paris se uniu e atacou a Bastilha, a fortaleza que o rei usava para prender os seus inimigos.

Os camponeses lutavam por comida e a burguesia, formada por pequenos comerciantes, industriais, banqueiros e etc, desejava a redução dos impostos e sua inclusão na vida política do país.



A luta foi sangrenta e resultou na morte do rei, que foi guilhiotinado. Terminara o Absolutismo Monárquico, forma de governo na qual o governante tem poderes quase ilimitados, e a França tornou-se uma República, aceitando maior participação popular no poder.
 O carrasco exibe a cabeça do Rei - 1793.

Com a República o povo conquistou alguns direitos, como o voto masculino, escola primária gratuita e os impostos passaram a ser pagos por todos, independente de sua classe social, dentre outros.

A Revolução marcou o fim do Antigo Regime e a conquista de alguns direitos civis importantes, como a liberdade e a igualdade entre os Homens.

A luta dos franceses causou muito impacto na época, as notícias da revolta popular na França correram o Mundo e influenciaram diversos movimentos políticos de caráter libertário, tais como as Conjurações Baiana e Mineira no Brasil e a luta de Independência do Haiti.

Os ideais dos revolucionários franceses permanecem vivos e ainda servem de inspiração para continuarmos lutando por liberdade, igualdade e fraternidade. A luta não pode parar, ainda temos muito o que conquistar e, se ficarmos parado, podemos perder o que nos foi legado pela História.

 A liberdade - representada pela mulher - guia os revolucionários franceses.

Clique AQUI para ler a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão, redigida pelos revolucionários franceses, em 1789. Perceba que diversos itens enumerados no documento estão presentes em nossas vidas até os dias de hoje.


Desenho do século XVIII representa a sociedade francesa da época. Que mensagem ele nos transmite?

DE OLHO NO ENEM - 2017. QUESTÃO SOBRE A DECLARAÇÃO DE DIREITOS DO HOMEM E DO CIDADÃO








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário.